Radar da Pneumologia

SES de Sorocaba promove campanha de busca da tuberculose

Fevereiro 29, 2016 • Por

dreamstime_exame_senhora_29-02-16

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba realiza, de 29/2 a 11/3, a Campanha de Busca do Sintomático Respiratório (tuberculose). A iniciativa, promovida duas vezes ao ano, antecede o Dia Mundial da Tuberculose, celebrado em 24/3.

Os objetivos principais são orientar a população sobre os sintomas e detectar casos da doença na cidade. Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis. Cerca de 8,8 milhões desenvolveram a doença, que já causou 1,1 milhões de mortes.

A busca ativa ocorrerá nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Pronto-Atendimentos (PAs), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Éden, Serviço de Assistência Municipal Especializada (Same), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz. Além do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Aparecidinha, Fundação Casa e penitenciárias da cidade.

Nesses locais, os profissionais da saúde vão interrogar os pacientes quanto à presença e duração de tosse, bem como informar a população em geral sobre os sintomas da tuberculose. Outra ação será encorajar a pessoa a fazer o exame de escarro, caso ela apresente os sintomas.

Em Sorocaba, foram registrados 160 novos casos de tuberculose no ano passado. Desses, 116 tiveram ligação com ocorrências pulmonares e 20, extrapulmonares. Conforme levantamento da SES, o público mais acometido pela doença é o de 20 a 49 anos de idade.

Fonte: Prefeitura de Sorocaba