Eventos

Evento apresenta novidades sobre Fibrose Pulmonar Idiopática

Março 2, 2016 • Por

Fibrose Pulmonar em Debate

No dia 5 de março, a partir das 8h, a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul reunirá pneumologistas, radiologistas e acadêmicos de Medicina para debater as inovações em diagnóstico e tratamento da Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI).

O evento acontecerá no Pavilhão Pereira Filho da Santa Casa da Misericórdia, que fica na avenida Independência, 75, em Porto Alegre (RS). Quem não puder comparecer presencialmente terá a oportunidade inédita de acompanhar as palestras via streaming, por meio do aplicativo Periscope.

Na ocasião, 6 palestrantes falarão sobre os medicamentos disponibilizados recentemente no Brasil, alertarão sobre a importância do diagnóstico feito por um pneumologista e incitarão discussões de casos.

Entre os especialistas participantes do evento está o dr. Adalberto Sperb Rubin, professor adjunto de Pneumologia da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa na capital gaúcha. Segundo ele, a iniciativa de divulgação da FPI e o debate sobre o assunto são essenciais para que o diagnóstico seja concluído em tempo hábil, já que a média de sobrevida dos pacientes é de apenas 3 anos.

“Mesmo sendo considerada como doença rara, a Fibrose Pulmonar Idiopática afeta entre 13 e 18 mil brasileiros, em média. Portanto, é necessário debater como a classe médica poderá agir no sentido de ampliar o acesso aos medicamentos regulamentados pela Anvisa este ano, já que custo desses remédios é muito alto para a maioria dos pacientes”, ressalta o dr. Adalberto.

Confira a programação completa do evento:

Fibrose Pulmonar em Debate