Radar da Pneumologia

OMS se prepara para o Dia Mundial da Saúde

Março 28, 2016 • Por

dreamstime_globo_saude_28-03-16

Em 1948, a Assembleia Mundial da Saúde estabeleceu o Dia Mundial da Saúde em 7 de abril. O objetivo é conscientizar a população a respeito dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional e a qualidade de vida.

De acordo com a lei brasileira nº 8.080/90, a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. A lei também enfoca que, para se ter saúde, alguns fatores são determinantes, tais como alimentação, moradia, saneamento básico, meio ambiente, trabalho, renda, educação, atividade física, transporte, lazer e acesso aos bens e serviços essenciais.

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

A cada ano, a OMS escolhe um tema para discutir e conscientizar a população. Em 2016, o assunto sugerido foi diabetes. De acordo com a Organização, em 2012, o diabetes foi a causa de 1,5 milhões de mortes e acredita-se que, no ano de 2030, será a 7ª causa de óbito no mundo.

Fontes: World Health Day e Just News