Radar da Pneumologia

CFM e Abem lançam novo sistema de avaliação de cursos de Medicina no Brasil

julho 1, 2015 • Por

^E661B77242751626DC4DCC21DA78E698E0462F240B9F2BF22A^pimgpsh_fullsize_distr

Escolas médicas de todo o Brasil poderão aderir a um modelo implementado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) para ajudar a identificar cursos de Medicina (públicos e privados) atentos às exigências mínimas para a formação de futuros profissionais.

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) deverá atingir, ainda em 2015, 20 instituições do país. Elas são voluntárias, provenientes de diferentes regiões e com tipos distintos de estatutos jurídicos, tempo de existência e métodos de ensino.

Com meta para estar totalmente implantado em três anos, o Saeme é baseado em um trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisa coordenado pelos professores Patricia Tempski e Milton de Arruda Martins.

O grupo elaborou um instrumento e um roteiro para avaliar os cursos de Medicina no Brasil. Na prática, serão observados aspectos dentro de cada instituição de ensino, como seu contexto e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente, além de sua infraestrutura.

Fonte: CFM

Para conferir a matéria original na íntegra, clique aqui