Radar da Pneumologia

Anvisa aprova primeiro imunoterápico contra câncer de pulmão no Brasil

Abril 13, 2016 • Por

dreamstime_foto_kell_4_23-07-15

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento imunoterápico para tratar câncer de pulmão no Brasil. O Nivolumabe poderá ser prescrito para casos de câncer de pulmão metastático ou localmente avançado e melanoma metastático.

Em vez de atingir diretamente o tumor, esse tipo de medicamento potencializa a resposta imunológica do próprio paciente contra o câncer. Uma das vantagens da estratégia é a redução dos efeitos colaterais se comparada à quimioterapia.

Uma das características do tratamento é que, no início, o tumor parece progredir antes de começar a diminuir. Isso porque o sistema imune é reativado e o linfócito vai para dentro do tumor. Assim, ele aumenta de tamanho porque as células inflamatórias estão dentro dele, causando uma falsa progressão.

A droga será indicada para as pessoas que já se submeteram ao tratamento quimioterápico e não tiveram boa resposta. Estudos provaram que a sobrevida dos pacientes que receberam o medicamento dobrou em relação aos que passaram pelo tratamento quimioterápico. Além disso, o Nivolumabe apresentou 20% de taxa de resposta, enquanto o quimioterápico convencional obteve índice de 9,9% de resolutividade.

Fonte: G1