Radar da Pneumologia

Sopterj realiza campanha de prevenção às doenças respiratórias de inverno

Abril 26, 2016 • Por

sopterj

A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio de Janeiro (Sopterj) está utilizando o meio virtual e as redes sociais para divulgar materiais que contém esclarecimentos à população sobre infecções, gripe comum e Influenza A/H1N1, além de conteúdos atualizados para pneumologistas.

“O Inverno está chegando e com ele as doenças respiratórias”

A chamada da campanha – “Winter is coming!”- faz alusão à expressão repetida com frequência em uma famosa série da televisão, quando os personagens sinalizam a chegada do inverno como período de grande problemas e dificuldades. A ela, os pneumologistas poderiam acrescentar: “…e com ele as doenças respiratórias!”

O momento se associa a um período em que os pacientes recorrem mais aos pneumologistas por causa do aumento de patologias que acometem o sistema respiratório. O movimento costuma aumentar muito nos consultórios, postos médicos, clínicas e hospitais, surgindo desafios que nos levam a revisar as patologias respiratórias mais relevantes na estação. Mais do que nunca, o tempo fica escasso e a necessidade de atualização se faz presente.

A gripe se destaca entre estas doenças, pela alta prevalência e caráter imprevisível, com possibilidade de complicações em função das condições climáticas, do perfil epidemiológico e do comportamento dos vírus em circulação na estação.

Por isso, o Dr. Luiz Paulo Loivos, pneumologista e Secretário de Assuntos Científicos da Sopterj, revisou o conteúdo do site da Sociedade sobre infecções pelo vírus da Influenza A/H1N1, enquanto a Dra. Rená Simões Geraidine Clemente, pneumologista e Secretária de Divulgação da instituição, elaborou um material para o público em geral, a fim de esclarecer dúvidas frequentes com relação à gripe e sugerir alguns sites sobre o tema para consulta.

O Dr. Gilmar Alves Zonzin, Presidente da Sopterj convida todos a acessar os sites exclusivos da campanha: www.sopterj.com.br/respirar e www.sopterj.com.br/profissionais, além da página oficial da Sopterj no Facebook. “Se estiverem navegando nessa rede social, não deixem de visitar nossa página, ‘curtir’ e ‘compartilhar’ o que acharem pertinente. Assim, todos ajudam a disseminar nosso trabalho”, enfatiza o Presidente.

Fonte: Sopterj