Radar da Pneumologia

“Semana Viva Sem Asma” encerra com sucesso em Fortaleza

Maio 11, 2016 • Por

Logo_SCPCT

Confira o relatório da médica pneumologista Dra. Márcia Alcântara Holanda sobre a “Semana Viva Sem Asma”, evento cultural e informativo que reuniu cerca de 200 profissionais, além de acadêmicos e pacientes em Fortaleza (CE) para a conscientização sobre o controle da doença.

Desde o dia 3 de maio de 2016 que Fortaleza foi envolvida pelas comemorações do Dia Mundial da Asma graças à redução em 58,63 das internações e em 51,72 dos óbitos por asma em três anos de reativação do Programa de Atenção Integral à Criança e Adulto com Asma de Fortaleza (PROAICA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Houve muitos momentos de entusiasmo, tanto da parte dos profissionais de saúde quanto por parte dos asmáticos.

Do lado da Atenção Primária da SMS, 21 Unidades de Saúde fizeram essa comemoração com apresentações de grupos animadores que abordaram todos os pontos do controle da doença, tanto para adultos quanto para familiares e crianças, principalmente sobre o uso das bombinhas, sob coordenação de Enfermeiras e médicos do PROAICA.

No Hospital de Messejana aconteceu um grande encontro entre asmáticos com asma grave. Os profissionais de saúde do Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital de Messejana (PROCAM) conduziram de maneira lúdica as apresentações sobre “os porquês” de eles terem asma grave e os instruíram sobre autocontrole. Ao final competiram em concurso sobre o uso correto das bombinhas, com prêmios concedidos aos vencedores.

O ponto alto dos eventos foi uma manhã de atividades sobre controle da asma, denominada “Manhã do Controle da Asma”, dedicada a médicos, farmacêuticos e enfermeiros, e conduzida pela Presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPC), Dra. Mara Rubia Fernandes Figueiredo. Na ocasião, o Grupo HOKMA apresentou quatro esquetes teatrais sobre o controle da asma, denominadas: “Fernandinho tem Asma?” e “O dia em que D. Nair tomou sua asma no colo e a acariciou”.

A Dra. Alexssandra Maia, médica pediatra pneumologista e doutoranda da Universidade Federal da Bahia, apresentou a estrutura e os números do PROAICA, enquanto o farmacêutico Gerardo Alves interagiu com a plateia decodificando todo o caminho do uso correto das bombinhas e espaçadores. Já a Dra. Márcia Alcântara, Coordenadora da Comissão de Asma da SCPCT e membro da Academia Cearense de Medicina, idealizadora e coordenadora dos eventos, apresentou a palestra “O Controle da Asma ao Alcance de Todos”, no estilo TED TALK. A receptividade a esse novo método de apresentação foi muito boa.

No total dos eventos tivemos mais de 200 profissionais mobilizados, além de 12 acadêmicos de Medicina das Ligas do Pulmão da Universidade Federal do Ceara (UFC) e da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Ao final do último evento, a Dra. Viviane Calheiro, pneumopediatra, coordenadora do ambulatório de Asma Grave e de Difícil Controle do Hospital Albert Sabin, a Dra. Tânia Brígido, Coordenadora do Serviço de Pneumologia do Hospital de Messejana e o Dr. Fernando Lundgren, futuro presidente da SBPT, teceram uma avaliação crítica sobre o evento, que se mostrou positiva e rica em sugestões na maioria dos comentários.

Consideramos que a nossa “SEMANA VIVA SEM ASMA” desenvolveu-se com grande sucesso de público e de mídia.

 

Márcia Alcântara Holanda

Médica Pneumologista e Coordenadora do Pulmocenter

E-mail: pulmocentermar@gmail.com