SBPT na mídia

Vacina também protege os adultos contra a pneumonia

junho 6, 2016 • Por

vacina penumonia

A vacina contra a pneumonia pneumocócica é aplicada em mais de 90% dos bebês no primeiro ano de vida. Os adultos, porém, não se dão conta de que também devem ser vacinados.

A imunização pode reduzir à metade os casos da doença, que leva 1,6 milhão de pessoas à morte todos os anos no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

No Brasil, em 2015, os adultos com mais de 50 anos correspondiam a 45,7% dos quase 630 mil hospitalizados por pneumonia em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além das crianças, a rede pública brasileira vacina adultos com mais de 60 anos, mas apenas os asilados ou acamados.

Campanha em sete estados

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) lançou uma campanha para conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as doenças pneumocócicas.

Com apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) e da Pfizer, a campanha “Pneumonia pneumocócica tem vacina” vai percorrer um total de sete estados brasileiros este ano.

Na internet, os interessados podem buscar informações sobre a doença no portal www.pneumoniatemvacina.com.br, que reúne dados sobre sintomas, fatores de risco, diagnóstico e tratamento, prevenção, importância da orientação médica e os locais de vacinação.

A programação pode ser acompanhada também pela página da campanha no Facebook.

vacina

Fonte: Extra