Eventos

HCor promove evento gratuito sobre doenças pulmonares

agosto 26, 2016 • Por

logo-hcor

Em apoio ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8), o Hospital do Coração de São Paulo (HCor) vai promover uma palestra interativa, além de testes gratuitos de monoximetria e espirometria.

O teste de monoximetria mede a concentração de monóxido de carbono no pulmão dos fumantes. Já o exame de espirometria avalia a velocidade e quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões.

A apresentação “Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Asma” ficará por conta do pneumologista do HCor, Dr. João Marcos Salge, membro do Conselho Fiscal da SBPT, e da gerente de Psicologia do hospital, Silvia Cury Ismael, responsável pelo Programa de Assistência Integral ao Fumante.

A DPOC e a asma são as doenças pulmonares mais comuns. A DPOC é causada pela obstrução irreversível das grandes vias aéreas do pulmão, enquanto a asma é provocada pelo bloqueio reversível das pequenas vias aéreas pulmonares.

“No Brasil, a DPOC atinge mais de 7 milhões de pessoas. No entanto, somente 12% dos pacientes são diagnosticados e, desses, apenas 18% recebem tratamento. O principal fator de risco é o tabagismo. Entre 15 a 20% dos fumantes desenvolve a doença”, explica Dr. João Marcos Salge.

O evento acontece em 29 de agosto, Dia Nacional de Combate ao Fumo, das 12h às 14h, nos auditórios 2 e 3 do HCor, que fica na rua Desembargador Eliseu Guilherme, 147, Paraíso. Para participar, envie um e-mail para eventoseducacao@hcor.com.br.

Fontes: HCor e MaxPress.