Radar da Pneumologia

Soja pode ajudar a aumentar a sobrevida de pacientes com câncer de pulmão

novembro 7, 2016 • Por

soja

Pesquisa publicada no Journal of Clinical Oncology sugere que o consumo de soja diminui em 11% o risco de morte de pacientes com câncer de pulmão.

O alimento também foi apontado como grande aliado da prevenção, reduzindo em até 40% o risco de desenvolver câncer.

O estudo, que envolveu cientistas da Vanderbilt University Medical Center, do Shanghai Cancer Institute e do National Cancer Institute, selecionou mais de 400 mulheres diagnosticadas com câncer de pulmão. Elas responderam a um questionário detalhado sobre hábitos alimentares e, dois anos depois, repetiram a investigação.

Recuperação de pacientes com DPOC

Outra pesquisa publicada na revista científica Respiratory Research propõe, ainda, que a soja pode ajudar a diminuir a falta de ar provocada pela Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

Pneumologistas acompanharam mais de 270 pacientes com DPOC, de idades entre 50 e 75 anos, além de 340 pessoas saudáveis. O grupo foi dividido em dois: enquanto uns ingeriam 60 g diárias da leguminosa, outros comiam apenas 45 g.

Assim, os médicos observaram resultados positivos decorrentes do consumo de soja e seus derivados, como o tofu.

Contraindicações

A ingestão de soja não é recomendada em caso de doenças que exigem a restrição proteica, doenças renais crônicas e gota.

Além disso, cientistas da Universidade de Harvard alertaram que os alimentos à base de soja interferem na qualidade do esperma e podem comprometer a fertilidade masculina. O alimento contém grande quantidade de isoflavonas, que é uma substância semelhante ao estrogênio.

Fonte: Folha Nobre.