Institucional

Comissão de Asma uniu prática e conceito em dois anos de trabalho

dezembro 15, 2016 • Por

asma

Comissão Científica de Asma atuou em prol do ensino profissional, programas de acesso para pacientes com asma grave, iniciativas locais e globais, além da Síndrome de Sobreposição Asma-DPOC (ACOs).

A Comissão Científica de Asma da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia aproveitou a oportunidade de redigir o Relatório de Gestão para agradecer os membros do Comitê e da Diretoria da SBPT pela disponibilidade, pelo conhecimento e pela liberdade de trabalho durante os dois anos de atuação.

A Comissão de Asma esteve envolvida no ensino e na atuação profissional com a elaboração do programa específico para o Curso Nacional de Atualização em Pneumologia, para o Congresso Brasileiro e para os Congresso de Asma, DPOC e Tabagismo, bem como para os módulos online de educação continuada.

Graças aos esforços da Comissão, speakers expressivos da área de conhecimento marcaram presença em todos os congressos. Pela primeira vez, congressistas tiveram a oportunidade de debater sobre estudos de vida real no manejo da asma.

A Comissão de Asma manteve, ainda, um contato sistemático em diversas frentes no sentido de implementar programas de acesso para pacientes com asma grave. Iniciativas isoladas e associadas às Sociedades de Alergia e Pediatria foram estimuladas. Contudo, o pleito ainda não obteve sucesso. Em outro momento econômico, os anseios poderão vir a ser atendidos.  Essa meta deve ser almejada pela manutenção de uma ação sistemática da SBPT junto a outras instituições com atuação na área.

Houve uma interação efetiva com a comissão de asma junto às Sociedades de especialidades ligadas à SBPT, como ALAT, ERS, ATS, Chest, Alergia e Pediatria. Nos dias dedicados à asma, a Comissão facilitou a participação das Sociedades Regionais para programas locais e de alcance nacional.

Por fim, é importante ressaltar a atuação conjunta com o comitê de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) no sentido de divulgar o conhecimento da Síndrome de Sobreposição Asma-DPOC (ACOs) em nosso meio.

Fonte: Comissão Científica de Asma.