Radar da Pneumologia

CONITEC disponibiliza consulta pública sobre Fibrose Cística

Março 6, 2017 • Por

pneumoblogpost0603

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC) está propondo a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Fibrose Cística com relação às Manifestações Pulmonares e à Insuficiência Pancreática.

A finalidade do processo é receber opiniões, críticas e sugestões da sociedade a respeito de tecnologias de saúde que poderão ser incorporadas pelo SUS, bem como rever os procedimentos adotados após o diagnóstico da doença.

O objetivo do protocolo, no que concerne ao tratamento das manifestações pulmonares, é estabelecer os critérios para o uso dos medicamentos inalatórios Alfadornase (mucolítico) e Tobramicina (antibiótico utilizado na infecção crônica e na erradicação precoce da colonização por Pseudomonas aeruginosa).

Já o processo relacionado à Insuficiência Pancreática Exócrina (IPE) causada pela Fibrose Cística propõe um tratamento de reposição das enzimas pancreáticas e vitaminas lipossolúveis. Estudos mostram que em torno de 80 a 90% dos pacientes diagnosticados com Fibrose Cística têm Insuficiência Pancreática.

As consultas estarão vigentes até o dia 14/03 pelo site da CONITEC. Para participar, basta acessar os formulários eletrônicos disponíveis em: http://conitec.gov.br/consultas-publicas.

comissao

Fonte: CONITEC.