Eventos

Discursos de agradecimento, música e coquetel marcam cerimônia de abertura dos congressos em Campos do Jordão (SP)

agosto 13, 2015 • Por
Créditos: Rodrigo Augusto

Créditos: Rodrigo Augusto

O Centro de Eventos da Prefeitura de Campos do Jordão (SP) recebeu, na noite do dia 12, para a cerimônia de abertura dos Congressos Brasileiros de Asma, DPOC e Tabagismo e do Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia, que vão até o dia 15 de agosto no Centro de Convenções João Doria.

O quarteto Mantiqueira, da Orquestra Sinfônica da cidade, deu início à comemoração com a canção “Carinhoso”, uma das obras mais importantes da música popular brasileira, composta por Pixinguinha e João de Barro. A apresentação prosseguiu com “O sole mio”, conhecida pela interpretação de Luciano Pavarotti, e finalizou com a execução do Hino Nacional.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente da SBPT, Renato Maciel, pelo presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), Oliver Augusto Nascimento, pelo presidente dos congressos brasileiros, José Eduardo Delfini Cançado, e pelo secretário de Turismo de Campos do Jordão, José Carlos Rebello de Carvalho, que representou o prefeito da cidade, Frederico Guidoni Scaranello.

Em seu discurso, Dr. Oliver Nascimento aproveitou para agradecer o apoio da SBPT na realização do congresso paulista e destacou a importância dos encontros regionais para a comunidade médica. “Jovens médicos que se tornam líderes de informação ganham espaço nos congressos regionais e estaduais, por isso, precisamos valorizar mais esses encontros”, pediu. Além disso, o pneumologista aproveitou para lançar a pré-candidatura do estado de São Paulo para sede dos congressos brasileiros da SBPT de 2020.

Já Dr. José Eduardo Cançado deu a todos os presentes uma aula de história ao relatar o início do tratamento especializado da tuberculose no Brasil, que começou em Campos do Jordão. O médico aproveitou para agradecer, em inglês, a presença dos convidados internacionais do congresso.

A solenidade prosseguiu com a fala do presidente do Dr. Renato Maciel, que também fez questão de reconhecer o apoio de colegas, apoiadores e colaboradores da SBPT pelo trabalho desenvolvido para a realização do evento. O presidente da SBPT também deu destaque para o momento adverso que a saúde pública brasileira está vivendo, com as precárias condições para o exercício médico e a criação de novas escolas privadas de Medicina . “Precisamos fazer uma reflexão profunda e avaliar o papel da SBPT sobre essas questões”.

A noite terminou com a apresentação da banda The Flavours e um coquetel de encerramento, com direito a chocolates e cerveja artesanal da região.