Radar da Pneumologia

Depressão é o tema do Dia Mundial da Saúde em 2017

abril 4, 2017 • Por

whd-depression-630

 

Saúde é importante todos os dias. Nesta semana, o assunto ganha ainda mais visibilidade devido ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 abril. O mote deste ano é a depressão.

O Dia Mundial da Saúde foi definido em 7 de abril por coincidir com a data de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948.

A depressão foi o conteúdo escolhido para as campanhas deste ano devido à grande incidência da doença. Estima-se que o problema afete aproximadamente 350 milhões de pessoas e já foi até chamado de “o mal do século XXI”.

As causas possíveis da doença incluem uma combinação de fatores biológicos, psicológicos e sociais, que podem causar diversos sintomas físicos e comportamentais, como alterações no sono, cansaço, falta de concentração, ausência ou excesso de apetite, etc., além de problemas na função cerebral e atividade anormal de circuitos neuronais.

Saúde do médico

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia aproveita este espaço e esta data para conscientizar sobre a saúde do médico. Segundo estudo da Universidade de Michigan, um em cada quatro profissionais em início de carreira sofrem com depressão devido ao esforço que a formação exige.  

Outro levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) com 7,7 mil médicos revelou que 44% deles tinham depressão ou ansiedade. Outros 57% apresentavam estafa e desânimo com o emprego.

Não fumar, não ingerir álcool em excesso, praticar atividades físicas, se alimentar de forma saudável, dormir bem, conversar sobre o problema e se consultar com outros médicos são algumas das recomendações para evitar quadros depressivos.

Fontes: World Health Organization, Hospital Israelita A. Einstein e Correio Braziliense.