Radar da Pneumologia

Pesquisadores descobrem função inesperada dos pulmões

abril 6, 2017 • Por

4972290317

 

Cientistas da Universidade da Califórnia (UCSF) constataram que o pulmão pode ser capaz de produzir mais da metade das plaquetas necessárias para a coagulação do sangue.

Segundo o artigo, publicado na revista Nature pelo especialista em Pneumologia e Medicina Intensiva, Dr. Mark Looney, os resultados da descoberta têm relevância clínica direta para futuros estudos sobre doenças inflamatórias, sangramentos, tromboses e transplantes pulmonares.

Por meio da técnica de microscopia em vídeo, desenvolvida por Looney e o coautor do estudo, Matthew Krummel, eles observaram as plaquetas brilharem em células individuais dos minúsculos vasos sanguíneos dos pulmões de um rato vivo.

Durante a realização dos experimentos, os pesquisadores observaram uma grande quantidade de células produtoras de plaquetas na vasculatura pulmonar do animal, os chamados megacariócitos.

As imagens adquiridas pelos cientistas revelaram que os megacariócitos geraram mais de 10 milhões de plaquetas por hora nos pulmões dos ratos.

Além disso, eles identificaram mais de um milhão de células-tronco por pulmão, localizadas fora dos capilares pulmonares. De acordo com o estudo, essas células podem se deslocar dos pulmões, repovoar a medula óssea e recompor completamente a contagem de plaquetas.

Confira abaixo o vídeo (em inglês) sobre a descoberta:

Fonte: Exame