Radar da Pneumologia

Participe das consultas públicas sobre advertências nas embalagens de cigarro!

Maio 10, 2017 • Por

dreamstime_medico_quebrando_cigarro_09-05-17

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abriu duas consultas públicas com o objetivo de atualizar o regulamento sobre advertências na embalagem dos produtos derivados do tabaco.

As contribuições podem ser feitas até o dia 26 de maio por meio de formulário específico disponível no portal da Anvisa.

A iniciativa vem em boa hora, próxima ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31/05. Encorajamos todos a participar para ajudar a diminuir o consumo destes produtos prejudiciais à saúde!

De acordo com o texto colocado para discussão, as frases de alerta serão mais diretas e dirigidas aos usuários de produtos fumígenos. São nove propostas de alertas e imagens que tratam de efeitos reais do cigarro, como risco de parto prematuro, desenvolvimento de câncer e o peso psicológico do vício.

Após o término do prazo para contribuições, as sugestões serão avaliadas e o texto inicial poderá ser reformulado. A intenção é combater as estratégias de marketing das indústrias, que visam atrair o consumidor, principalmente os mais jovens, por meio de embalagens com apelo visual.

A outra consulta pública aberta pela Anvisa diz respeito à atualização das regras sobre os pontos de venda de cigarros e demais fumígenos. A proposta lista seis normas que deverão ser cumpridas pelos estabelecimentos, entre elas estão a proibição de associação do cigarro a êxito sexual ou à prática desportiva e a atribuição de propriedades calmantes aos produtos.

Como participar:

Clique no nome das consultas e acesse a proposta e o formulário de contribuição:

Consulta Pública 329/17 – Advertências nas embalagens para produtos fumígenos derivados do tabaco.

Consulta Pública 330/17 – Propaganda e exposição nos pontos de venda.


Fonte: Anvisa.