SBPT na mídia

Dr. David Koza explica diferenças nos tratamentos de asma e bronquite

agosto 3, 2017 • Por

Em entrevista à Rede Globo, o Presidente da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT) falou sobre as peculiaridades do tratamento de cada doença.

Segundo o especialista, a bronquite é uma inflamação do brônquio e pode ser causada por inúmeros fatores, como a exposição à fumaça do tabaco ou pelas bactérias. Já na asma, o brônquio apresenta edema, secreção e as fibras musculares se fecham, causando tosse, falta de ar e chiado no peito.

O pneumologista explica que o tratamento para a bronquite varia de acordo com o paciente. Se for fumante, ele deve largar o cigarro. Caso a bronquite seja bacteriana, são administrados antibióticos.

Em relação à asma, os sintomas podem ser controlados por meio de dois tipos de medicamentos, um para o alívio da falta de ar, que dilata os brônquios no momento da crise, e outro que atua como preventivo, desinflamando os brônquios.

O médico complementa que o uso dos medicamentos inalatórios conhecidos popularmente como “bombinhas” não causam vício, somente controlam os sintomas no momento da crise asmática.

Ele orienta, ainda, que além do tratamento médico, toda prática esportiva e atividade física é benéfica para quem tem asma, sempre respeitando os limites do paciente.

Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.