Eventos

SBPT promove o V Curso Nacional de Circulação Pulmonar

setembro 5, 2017 • Por


A quinta edição do Curso Nacional de Circulação Pulmonar ocorreu na cidade de São Paulo em 01 e 02 de setembro de 2017. Após quatro anos de espera, 165 participantes realizaram uma verdadeira imersão nos conhecimentos sobre a circulação pulmonar.  

Houve diversas conferências e mesas redondas com discussão sobre temas relevantes na área das doenças vasculares pulmonares. À tarde foram apresentados casos clínicos da prática diária, os quais permitiram ampla discussão entre os palestrantes e a plateia. Cabe ressaltar que os conferencistas presentes são altamente especializados no tema, atuando em assistência, ensino e pesquisa, muitos dos quais com relevantes artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.

No primeiro dia, o tópico principal foi a tromboembolia pulmonar aguda. Houve grande avanço na estratificação de risco dos pacientes, sobretudo no contexto da decisão de uso de trombolíticos, a qual ficou mais restrita a luz das novas evidências. Também ficou claro o papel dos novos anticoagulantes (inibidores diretos do fator Xa e os diretos da trombina), tanto no tratamento quanto na profilaxia da tromboembolia venosa, reservando as especificidades das populações estudadas.

No segundo dia, a hipertensão pulmonar foi amplamente discutida. Abordaram-se novos conhecimentos sobre fisiopatologia, investigação diagnóstica, manejo da hipertensão pulmonar tromboembólica crônica e tratamento, incluindo os fármacos liberados nos últimos anos. Destaca-se o fundamental papel da caracterização clínica e hemodinâmica dos casos que permitirão uma terapêutica adequada e proporcional a gravidade do paciente. Os debates envolveram diversas informações que certamente farão parte da pauta do próximo Simpósio Mundial de Hipertensão Pulmonar, que ocorrerá em fevereiro de 2018 na cidade de Nice.

A Comissão de Circulação Pulmonar, isto é, seus coordenadores e participantes desde a sua fundação em 1996, vem se dedicando a disseminação dos conhecimentos sobre as doenças vasculares pulmonares. O recente Curso demonstra o fortalecimento deste grupo dentro da SBPT. Neste sentido, já está previsto o VI do Curso Nacional de Circulação Pulmonar para 2019.

Esperamos vocês!

Marcelo Basso Gazzana

Coordenador da Comissão de Circulação Pulmonar da SBPT.