Radar da Pneumologia

Dia Mundial da DPOC: vamos falar sobre cigarro eletrônico?

novembro 7, 2017 • Por


Sabe-se que o principal fator de risco para desenvolver Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é o tabagismo. O contato com a nicotina cada vez mais cedo, muitas vezes por causa do cigarro eletrônico, pode levar à lesão pulmonar progressiva. Por isso a prevenção é tão importante.

“A nicotina nos cigarros eletrônicos pode ser uma das principais razões que leva os adolescentes a fumar mais frequentemente”, afirma o pesquisador Adam Leventhal, do Laboratório de Saúde, Emoção e Adicção da Universidade do Sul da Califórnia.

Junto à equipe de cientistas, ele fez um levantamento com 181 alunos do ensino médio de dez escolas nos EUA e constatou que 43% dos jovens que fumavam cigarro eletrônico com maior concentração de nicotina (nível igual ou superior a 18 mg/mL) passaram a consumir cigarro convencional seis meses depois. O estudo foi publicado na JAMA Pediatrics.

No próximo dia 15/11 é comemorado o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), condição que compreende a bronquite crônica e o enfisema pulmonar e afeta sobretudo os fumantes ativos ou passivos.

Se você tem mais de 40 anos e sente falta de ar ou tosse por mais de oito semanas, procure um pneumologista e faça o teste de Espirometria. O diagnóstico precoce é muito importante.

Conscientização e a prevenção ao tabagismo na infância e idade adulta são as melhores maneiras de se evitar a DPOC.


Fonte: HealthDay.