Radar da Pneumologia

Campanha incentiva quem já tentou parar de fumar e não conseguiu

dezembro 14, 2017 • Por

A Food and Drug Administration (FDA) divulgou a chamada pública “Every Try Counts”, algo como “toda tentativa vale a pena”, em português. O objetivo é encorajar os fumantes a tirar o cigarro da rotina aos poucos, mesmo que não obtenham sucesso no início.

A FDA vai incluir anúncios na mídia e cartazes próximos aos pontos de venda de cigarro nos Estados Unidos. A organização também lançou um site de apoio junto ao US National Cancer Institute, que inclui dicas para parar de fumar, chat online, desafios diários a serem cumpridos e enquetes sobre os malefícios do fumo.

Campanha encoraja as pessoas a não fumar na hora do café, a tentar controlar a vontade do cigarro tomando um copo de água ou a dirigir sem fumar, por exemplo.


O público-alvo da iniciativa são fumantes de 25 a 54 anos que tentaram parar de fumar no ano passado.

O comissário da FDA, o Dr. Scott Gottlieb, disse que a nova campanha faz com que os fumantes repensem se vale a pena comprar o próximo pacote de cigarros nos mais críticos dos lugares, como bares e lojas de conveniência.

“As empresas de tabaco usaram anúncios em locais estratégicos para promover seus produtos. Planejamos usar esse mesmo espaço para incentivar os fumantes a abandonar o vício”, explica Gottlieb.

De acordo com a agência, mais de 55% dos fumantes adultos tentaram parar em 2015, mas apenas 7% foram bem sucedidos. Isso mostra que não é preciso se sentir mal caso não consiga da primeira, segunda ou vigésima vez. O importante é não desistir das tentativas.


Fontes: Medline Plus e Every Try Counts (em inglês).