SBPT na mídia

Recomendações de uso do ar-condicionado no verão

dezembro 26, 2017 • Por


Em entrevista à rádio CBN Rio, o pneumologista Alexandre Pinto Cardoso explicou a importância da limpeza dos aparelhos de ar-condicionado, principalmente em locais de grande movimentação de pessoas, como nas salas de eventos e escritórios.

De acordo com o especialista, membro da Comissão Científica de Infecções da SBPT e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a manutenção do ar-condicionado é essencial para evitar doenças que possam se desencadear especificamente por causa do aparelho.

“Em 1981, nos EUA, durante uma convenção de veteranos de guerra, todos os presentes no evento foram infectados com um tipo de bactéria acumulada no filtro do equipamento – a Legionella pneumophila”, contou Alexandre.

Ele ressaltou aos ouvintes que a temperatura mínima recomendada no escritório, no carro ou em casa é de 23ºC para que as mucosas não ressequem.

Segundo o médico, espirros, irritação das vias aéreas e irritação da garganta quando se dorme de boca aberta são sintomas de uso recorrente do ar-condicionado. Para preveni-los, é recomendado respirar pelo nariz, tomar bastante água, usar umidificadores de ambiente e soro fisiológico em gel no nariz.

Respondendo às questões dos ouvintes, Alexandre falou sobre a possibilidade de contaminação por fungos por causa de pombos e galinheiros e não recomendou o uso de ventilador aos alérgicos, por causa da poeira do chão que pode ser levantada pelo vento.

Confira a entrevista completa no site da Rádio CBN Rio.