Eventos

Conheça mais sobre Goiânia, a cidade-sede dos Congressos SBPT 2018

Fevereiro 27, 2018 • Por


Localizada no Planalto Central brasileiro, onde coexistem o cerrado, mata atlântica e campos de altitude, Goiânia é uma das maiores cidades em índice de área verde e parques por habitante do Brasil. Venha conhecer a cultura viva da cidade nos Congressos da SBPT!

A natureza da cidade ainda está presente e preservada em locais como o Jardim Botânico, com pista de caminhada, espécies nativas do cerrado e animais silvestres, o Parque Vaca Brava, com um extenso lago e um famoso chafariz, o Bosque dos Buritis, patrimônio paisagístico de Goiânia, além do Parque do Areião e o Flamboyant.

Parque Flamboyant – Foto: Facebook

A capital do estado de Goiás está localizada a 209 km de Brasília, mas diferentemente da arquitetura construtivista da capital federal, Goiânia possui exemplares históricos de Art Decó do país, como a Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador, a Torre do Relógio, na Av. Goiás, o Palácio das Esmeraldas, na Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira e o Teatro Goiânia, na Rua 23.

Estação Ferroviária – Art Decó – Foto: Pinterest

Os passeios pelos monumentos arquitetônicos da cidade vão além da Art Decó e impressionam os apreciadores de arte e história, em geral. O Memorial do Cerrado, na Av. Bela Vista, apresenta como eram as cidades históricas goianas no século XVII e XVIII. O futurístico Viaduto Latif Sebba, na Av. 85, possui três pirâmides irregulares apontando para diferentes direções.

Memorial do Cerrado – foto PUC-GO

Os quatro prédios projetados por Oscar Niemeyer também contribuem para a beleza de Goiânia. Os edifícios abrigam a Biblioteca, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), o Palácio da Música e o Monumento aos Direitos Humanos, reunindo o que há de melhor em exposições de arte, eventos e shows.

O encontro entre as belezas naturais e concretas de Goiânia contribuíram para alimentar a criatividade de uma gama de artistas reconhecidos no Brasil e afora, como DJ Oliveira, Ana Maria Pacheco, Siron Franco, Roos, Omar Souto, que assina os belos painéis da Via Sacra, na Rodovia dos Romeiros, entre tantos outros.

A música sertaneja de raiz é uma tradição na cidade e também contribui para que Goiânia seja mundialmente conhecida. Da viola caipira aos ritmos dançantes, a capital goiana é embalada por músicos como Rei do Gado e Fazendeiro, Zezé di Camargo e Luciano, Leonardo, Gusttavo Lima, Jorge e Matheus, entre outros.

A comida da capital também se destaca, abrangendo desde as feirinhas de rua tradicionais, como a Feira do Sol e da Lua, até restaurantes de alta gastronomia. O arroz com pequi – fruto típico do cerrado, é uma das iguarias especiais. A tradição da vida no campo também contribui para a culinária local, adicionando sabores como o leitão pururuca, a carne de sol, a galinhada e a pamonha.

Culinária local é conhecida pelas pamonharias. Foto: Vitor Santana/G1

Além de cultura, Goiânia inspira qualidade de vida e desenvolvimento. A cidade é um importante pólo econômico que se destaca nas áreas da Saúde, Moda, Indústria e Agricultura. Trata-se de um local estratégico para Congressos de Medicina de grande porte e para a confecção de vestuário, com feiras semanais de roupas produzidas localmente.

Além disso, o estudo “Observatório das Metrópoles”, da UFRJ, a elegeu como a segunda melhor capital em Índice de Bem-Estar Urbano, em 2016.

Te esperamos nesta cidade acolhedora para uma imersão de lazer e cultura seguida de uma intensa jornada científica multiprofissional em um dos maiores Centros de Convenções do país – o Centro de Convenções Goiânia.

Descubra o potencial e as maravilhas do nosso Planalto Central!

Serviço:

XXXIX Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e XV Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória

De 04 a 08 de agosto – Centro de Convenções de Goiânia

Programação e inscrições: http://sbpt.org.br/sbpt2018