Radar da Pneumologia

Médicos e estudantes promovem ações educativas no Dia Mundial da Tuberculose

Março 27, 2018 • Por


Interação com o público em locais de grande movimento marcaram o compromisso dos profissionais da Saúde com a prevenção da tuberculose em 24 de março. Confira as fotos e vídeos da iniciativas.

Em Goiânia, cidade dos Congressos SBPT 2018, a equipe se reuniu no Araguaia Shopping para orientar sobre sintomas, diagnóstico e prevenção da doença. O público teve a oportunidade de conferir como é realizada a detecção microscópica da Mycobacterium Tuberculosis.


 

 

 

 


Em Manaus, um dos municípios mais críticos em incidência da TB (2.290 novos casos em 2017), os estudantes também se engajaram na causa.

A tuberculose é uma doença milenar e infectocontagiosa que afeta sobretudo os pulmões, descrita pela primeira vez pelo biólogo alemão Robert Koch em 1822 e para a qual não havia tratamento medicamentoso até 1946.

O Brasil é um dos 20 países em alerta para erradicar a TB, segundo a OMS. O investimento em pesquisa sobre as formas multirresistentes da doença, a prevenção da infecção em pacientes com o vírus HIV, além de melhores condições sociais para população são desafios a serem cumpridos para combater a doença.

Saiba mais sobre a tuberculose.