Radar da Pneumologia

No Dia Mundial da Asma, GINA lança diretrizes internacionais de tratamento da doença

Maio 1, 2018 • Por


O Dia Mundial da Asma é uma campanha da Global Initiative For Asthma (GINA) que tem o objetivo de conscientizar a população mundial sobre a possibilidade de controle total da doença com tratamento correto. Faça download da cartilha da GINA e confira algumas das melhores campanhas deste ano.

Neste 1º de maio, a GINA orienta os profissionais da saúde a consultarem os avanços científicos e diretrizes de manejo e prevenção da asma na cartilha – 2018 GINA Report, Global Strategy for Asthma Management and Prevention.

No Brasil, a asma afeta cerca de 20 milhões de pessoas, o que leva a uma taxa de internação de até 120 mil por ano.

Os sintomas mais comuns são dificuldade para respirar, tosse, chiado e aperto no peito, sinais que podem ser detectados na atenção primária. Por isso, a GINA também orienta médicos e enfermeiros a prevenirem a asma:

Asma na atenção primária: kits de diagnóstico disponibilizados pela GINA

A Asthma Respiratory Foundation da Nova Zelândia publicou um livreto de atividades para os professores com uma série de sugestões educativas e interativas sobre a asma.

Pôster da Asthma and Allergy Foundation of America

Estudantes da Universidade de Sidney na Austrália criaram o aplicativo Kiss myAsthma para App Store e Google Play. O app permite rastrear os sintomas, seguir um plano de ação para controlar a asma, aprender sobre a doença e estabelecer metas para mudar alguns hábitos.

A Asthma UK publicou um material que orienta a controlar crises de asma:

 

FATOS SOBRE A ASMA:

  • É uma condição crônica, duas vezes mais comum no gênero masculino;
  • Não é curável, mas pode ser controlada com medicação adequada (anti-inflamatório – corticoide);
  • O exercício físico regular é benéfico para os asmáticos;
  • Os sintomas clássicos incluem: tosse, chiado no peito, aperto no peito, aumento do esforço durante a respiração e aumento da freqüência respiratória;
  • A asma é causada pela inflamação das vias aéreas, que causa inchaço e estreitamento. Em um ataque agudo, as vias são ainda mais estreitadas pela contração dos músculos;
  • A asma pode se desenvolver em qualquer idade;
  • A inalação de fumaça de cigarro durante a gravidez tem sido associada a funções pulmonares anormais, hiper-reatividade das vias aéreas e alergias em recém-nascidos;
  • A fumaça do tabaco também é um importante fator desencadeante para ataques de asma.