Radar da Pneumologia

Como controlar a asma nas estações mais frias do ano?

Maio 4, 2018 • Por


A temporada de gripe, principalmente durante o outono e inverno, pode favorecer o aparecimento dos sintomas e aumentar as crises de asma. Para evitar complicações, é importante que o tratamento esteja sendo seguido de forma adequada.

No Brasil, a asma causa uma morte a cada três horas, além de mais de 140 mil internações por ano.

 

Segundo especialistas, a melhor forma de controlar a asma é adotar uma abordagem pró-ativa: prevenir e controlar a doença antes das temperaturas baixarem. Para isso, é recomendado fazer um check-up no médico e seguir à risca o tratamento. Com os medicamentos corretos, as vias aéreas ficam menos inflamadas e sensíveis, e portanto menos suscetíveis a uma possível gripe.

Neste contexto, é importante lembrar que o uso de anti-inflamatórios inalados de manutenção trata a asma e evita o uso de inalações com broncodilatadores, que só aliviam os sintomas. “Bombinhas não são todas iguais e quem não trata a inflamação pode sofrer mais internações e até morrer”, alerta a GINA no Brasil na redes sociais.

Tomar a vacina contra a gripe também continua sendo muito importante, principalmente para pessoas com mais de 65 anos.

Confira o checklist preparado pelo National Asthma Council para a garantir que seus pulmões estejam na melhor forma possível para o inverno:

  • Verifique os seus pulmões: consulte o seu médico para um check-up de asma antes da temporada de gripes e resfriados.
  • Siga seu plano de ação para controlar a asma juntamente com o seu médico, desenvolva ou atualize seu plano pessoal de ação contra a asma para ajudá-lo a lidar com a doença durante o inverno.
  • Caso o ar frio seja um gatilho para a sua asma, se mantenha quente e seco. Pesquise as previsões do tempo antes de sair.
  • Evite o contato com pessoas doentes e lave as mãos regularmente.
  • Se você ainda não se vacinou contra a gripe, pergunte ao seu médico sobre isso.
  • Use os seus medicamentos sabiamente: se lhe foi receitado um medicamento preventivo, certifique-se de utilizá-lo mesmo que já se sinta bem.
  • Verifique com o seu farmacêutico ou enfermeiro se você utiliza corretamente seu dispositivo de inalação.

Informações e ferramentas para ajudar a gerenciar sua asma no inverno, incluindo vídeos de instruções sobre a técnica correta do inalador, estão disponíveis no site do National Asthma Council Australia.