Eventos

XIX Curso Nacional de Atualização em Pneumologia (CNAP) reúne cerca de 750 alunos de todo o país

Maio 7, 2018 • Por

 


Em 26, 27 e 28 de abril, o Centro de Convenções Rebouças em São Paulo se transformou em um núcleo de imersão em conhecimento e produção científica na 19ª edição do CNAP, que este ano foi acompanhada da estreia do Curso Nacional de Pneumologia Pediátrica.

As aulas contemplaram cerca de 70 temas concentrados em sala única, com programas selecionados pelas Comissões Científicas da SBPT. Foram mais de 680 vagas preenchidas três semanas antes do curso e cerca de 750 espectadores, incluindo médicos brasileiros, angolanos e paraguaios.

Segundo os participantes, o formato mantém o foco dos alunos sem perder o dinamismo. “É um curso de alto nível, com grandes temas. Completo, objetivo e sucinto, ao mesmo tempo”, comenta a Dra. Francylene Malheiros, pneumologista pediátrica do Hospital Otávio de Freitas, em Recife (PE).

Dra. Fracylene Malheiros (1ª esq.) e a equipe da Pneumologia Pediátrica do Hospital Otávio de Freitas, Dr. Joakim Rêgo, Dra. Katarina Abath e Dra. Livia Almeida

 

Na sala da pneumopediatria, Dra. Marina Buarque de Almeida e Dr. José Dirceu Ribeiro abordaram a fibrose cística: impacto das infecções virais e o diagnóstico da FC por biologia molecular

 

Dr. Roberto Rodrigues Junior, Presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), com a aula “Entendendo as curvas e avaliando os critérios de aceitação da espirometria”

 

Dr. Gustavo Prado, da Comissão de Câncer de Pulmão da SBPT e Ensino SPPT, concedeu entrevista à Rede Globo durante o CNAP. Na aula, o pneumologista abordou estadiamento e avaliação pré-operatória do paciente com NSCLC precoce

“Os professores cederam seus lugares para que mais gente pudesse participar. A Sociedade agradece a eles pelas aulas bem conduzidas e por terem essa percepção clara de seus papéis enquanto educadores”, elogiou o Dr. Fernando Lundgren, presidente da SBPT.

Dr. Marcelo Gregório, Diretor de Defesa Profissional, e Dr. Fernando Lundgren, Presidente da SBPT, testam o sistema de streaming para transmissão online das aulas

“Eu me surpreendi com a aula da Dra. Mara Figueiredo sobre bronquiectasias. Eu sempre acompanho novos estudos na área, mas como ela é professora e atua especificamente com isso em Fortaleza, certamente tem contato com os trabalhos mais inovadores. É exatamente isso que eu gosto neste curso, pegar as referências das pesquisas que estão sendo mostradas e estudar algumas delas”, comentou o pneumologista Dr. Dylvardo Costa Lima.

Dr. Dylvardo é pneumologista, se especializou na Alemanha e atua em Fortaleza (CE) há 37 anos

A aula do Dr. Rogério de Souza, editor do Jornal Brasileiro de Pneumologia, abordou os casos de utilização das medicações alvo-específicas para pacientes com Hipertensão Arterial Pulmonar dos grupos II e III. Ele comparou pacientes com DPOC e HP como marcador da gravidade e falou sobre o futuro além dos vasodilatadores, com diagnóstico mais preciso, técnicas de reconstituição do parênquima e uso de cateterismo só em casos específicos.

Dr. Rogério de Souza falou sobre Hipertensão Pulmonar (HP). Dia Mundial da HP foi em 5/5

Na ocasião, foi apresentada a campanha “Escute seu Pulmão”, que tem o objetivo de evidenciar a Pneumologia e esclarecer a população sobre saúde respiratória, além do programa institucional Atualizar, que concede pontos e gratificações aos associados mais participativos, com o apoio da GSK.

Dra. Ana Luísa de Godoy, Diretora de Ensino da SBPT, apresenta os professores à plateia

Conforme sustenta o Dr. Fernando Lundgren, sua gestão cumpriu os objetivos de dar mais visibilidade à Sociedade e investir em ciência e educação para aprimorar o conhecimento e difusão da Pneumologia.

“Aumentamos o número de sócios, atualizamos nosso site, estamos disponibilizando mais aulas EaD, além do Curso de Medicina do Sono no nosso Centro de Treinamento em Brasília, estamos participando do programa de Bem Estar Global e promovendo esses eventos de alto nível, com a adesão e ajuda de todos profissionais”, declara o Presidente da SBPT.

Confira mais impressões de professores e médicos que acompanharam o curso:

A SBPT vai proporcionar ainda mais uma grande jornada de atualização e conhecimento no Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia 2018, de 4 a 8 de agosto, em Goiânia. Não deixe de participar!


Fonte: XIX Curso Nacional de Atualização em Pneumologia e I Curso Nacional de Pneumologia Pediátrica

Fotos: Rodrigo Augusto.