SBPT na mídia

No mês mundial de combate à asma, CBN promove debate ao vivo sobre a doença

Maio 16, 2018 • Por

 


O pneumologista Dr. Rodrigo Athanazio, coordenador da Comissão de Fibrose Cística da SBPT e Diretor Científico da SPPT, foi à rádio para enfatizar a importância do tratamento contínuo e regular da asma. “Em mais de 90% dos casos, é possível controlar totalmente os sintomas”.

Em quase uma hora de entrevista, o Dr. Rodrigo pôde esclarecer como funcionam os mecanismos de defesa dos pulmões e por que as doenças respiratórias costumam se manifestar com mais intensidade no outono e inverno.

“A gente tem uma proteção muito importante que é o muco, a secreção. Quanto o tempo está seco e frio, o muco fica mais espesso e mais difícil de sair, por isso, as bactérias e vírus não são totalmente expelidos pelos pulmões”, explica o especialista.

“É preciso se manter muito bem hidratado e ter um controle ambiental grande. Se for pegar o casaco que está no armário há muito tempo, por exemplo, vai ter acúmulo de mofo e poeira, o que pode desencadear uma crise. Umidificar o ambiente e trocar o filtro do ar-condicionado também são medidas importantes”, recomenda o médico.

Confira a entrevista completa.