Radar da Pneumologia

Projeto vencedor do 1º Prêmio EAT-Brazil propõe mais comunicação com as novas gerações

Maio 30, 2018 • Por


No Dia Mundial Sem Tabaco (31/05), a EAT-Brazil (Education Against Tobacco), iniciativa global para incentivar o protagonismo estudantil nas políticas nacionais de controle do tabagismo, anuncia o projeto vencedor da primeira edição do prêmio.

Foram 39 propostas, cujos autores são estudantes de universidades públicas e privadas de nove estados brasileiros.

A EAT-Brazil parabeniza o vencedor, Lucas Guimarães de Azevedo, aluno do oitavo período da Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com o texto “O Desafio Do Controle Do Tabagismo Para As Próximas Gerações”.

O projeto vencedor do 1º Prêmio EAT-Brazil considera que a comunicação via rede social tem papel fundamental no controle do tabagismo entre os jovens. Essa ideia inspirou a EAT-Brazil a começar a produzir material e divulgar vídeos em um canal próprio no YouTube, que deve ser lançado nos próximos meses.

“A intenção é repetirmos a premiação todos os anos e, assim, identificarmos potenciais líderes no advocacy anti-tabagismo no país, que dialoguem com as futuras gerações”, afirma o Dr. Paulo Correa, pneumologista, membro da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT, Professor Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Coordenador docente da Education Against Tobacco no Brasil.

A Education Against Tobacco é uma rede mundial apoiada pela Harvard Medical School e conduzida por estudantes de medicina e médicos em 80 escolas médicas de 14 países, cuja missão é atuar no combate ao tabagismo por meio da prevenção primária, entre os adolescentes escolares, mediante aconselhamento, uso de softwares e materiais previamente testados e aplicados.

Entre esses materiais estão os aplicativos gratuitos Smokerface e Smokerstop, que auxiliam a parar de fumar, disponibilizados em português na App Store e Google Play.

Em 2017, o EAT-Brazil ganhou o Prêmio Laureate Brasil de Empreendedorismo Social.


Fontes: Facebook EAT-Brazil; JMIR Publications