SBPT na mídia

Dia Mundial Sem Tabaco: Dr. Mauro Gomes fala sobre os riscos do tabagismo à TV Gazeta

Maio 31, 2018 • Por


No programa “Você Bonita” do dia 30/05, o pneumologista Dr. Mauro Gomes, das Comissões de Infecções Respiratórias da SBPT e SPPT, teve a oportunidade de esclarecer as dúvidas dos jovens que têm ou já tiveram dificuldade de parar de fumar.

Participaram do debate uma jovem fumante, uma ex-fumante e uma fumante ocasional de cigarro mentolado.

Confira a entrevista completa.

De acordo com o pneumologista, a ansiedade por causa da abstinência de nicotina no primeiro mês sem o cigarro é maior, mas vale a pena persistir. A partir de seis meses sem fumar, já não se costuma ter dependência química da nicotina.

O Dr. Mauro Gomes explicou por que os jovens não temem os perigos das doenças causadas pelo tabagismo, apesar de terem consciência dos malefícios do fumo. “A saúde do fumante fica prejudicada depois de 20 a 30 anos de uso do cigarro. Por isso, há a sensação de que não há riscos próximos”.

Os sintomas do tabagismo incluem falta de ar, cansaço, mais propensão às doenças respiratórias e limitação das atividades cotidianas, como subir e descer escadas ou caminhar.

O pneumologista alertou as mulheres fumantes sobre o aumento de 25 vezes do risco de trombose e embolia pulmonar, caso fumem e tomem anticoncepcionais hormonais.

Por fim, o Dr. Mauro Gomes falou sobre os perigos do narguilé e do cigarro eletrônico. “Ainda não é possível prever com estudos o quanto esses vaporizadores podem potencializar os riscos de doenças a longo prazo”, adverte o especialista.

Se deseja obter mais informações sobre este e outros assuntos de saúde respiratória, o Dr. Mauro Gomes mantém um site para dialogar com a população. Acesse aqui.