SBPT na mídia

Dr. José Miguel Chatkin conquista reconhecimento internacional

junho 18, 2018 • Por


O Presidente Eleito da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia para a gestão 2019/2020, Dr. José Miguel Chatkin, foi nomeado com o título de Lifetime Achiever pela Marquis Who’s Who, por sua produção médica profissional e acadêmica.

Pneumologista, educador e especialista em tabagismo e doenças relacionadas ao tabaco, o Dr. Chatkin teve sua bibliografia publicada pela organização internacional em reconhecimento pelo trabalho e contribuições para a Medicina.

Desde 1899, a Who’s Who realiza avaliações para nomear profissionais de destaque em várias áreas do conhecimento.

O Dr. José Miguel Chatkin é formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem Pós-Doutorado pela University of Toronto. É coordenador médico do Serviço de Pneumologia do Hospital São Lucas (HSL) da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

O especialista atua no HSL e na Escola de Medicina da Universidade desde 1976, tanto na graduação como na pós-graduação, com 69 orientações concluídas.

De 1986 a 2009, o Dr. Chatkin foi consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS)/ Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para implantação e acompanhamento dos Programas Nacionais de Controle de Infecções Respiratórias Agudas, com atuação em 12 países latino-americanos e quatro países africanos de língua portuguesa.

Até o momento, o pneumologista já publicou 104 artigos científicos, sendo a maioria em revistas indexadas no estrangeiro, além de 53 capítulos e livros.

O médico também é representante brasileiro no European Respiratory Society Working Group on Tobacco Control desde 2015.

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) parabeniza o Dr. Chatkin pelo merecido reconhecimento, com a certeza de que a nossa gestão continuará forte, eficaz e produtiva no próximo biênio.

Fonte: Hospital São Lucas (PUCRS).