Eventos

SBPT reúne ações do Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8)

julho 17, 2018 • Por


Corrida e caminhada “Largue o Cigarro Correndo”, que acontece em 05/08 em Goiânia, e o evento Bem Estar Global, em 24/8, em Campo Grande (MS), são as iniciativas em destaque da SBPT. A Comissão de Tabagismo da SBPT convoca as sociedades regionais para enviar suas ações de conscientização.

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi instituído em 29 de agosto pela Lei Federal 7.488 de 1986, inaugurando a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva no Brasil.

A campanha de 2018 segue o tema do Dia Mundial Sem Tabaco, que alerta para as 2 milhões de mortes por doenças cardiovasculares causadas pelo tabagismo.

A Comissão Científica de Tabagismo da SBPT divulgou um release sobre o papel da atividade física na prevenção dos sintomas da síndrome da abstinência de nicotina, com evidências científicas, entrevistas, referências e reflexões para ajudar as pessoas a se planejarem para deixar de fumar de maneira mais eficiente e também possibilita aos médicos traçar estratégias que promovam mais qualidade de vida para o paciente. Leia:

O tabaco, exercícios aeróbicos, corridas e o coração

“Correndo do cigarro, se livrando do pigarro,

Sorvendo água de jarra, curtindo canto da cigarra.”

As caminhadas ou corridas regulares promovem mais liberação de endorfina e dopamina, que irão restaurar o equilíbrio orgânico e dar forças para enfrentar os sintomas da falta do cigarro, em especial nas duas primeiras semanas de abstinência.

Além disso, ao respirar o ar puro, de forma ritmada, o indivíduo elimina mais rápido o monóxido de carbono (gás que vem junto com a fumaça do cigarro) e aumenta os níveis de oxigênio na circulação.

Por isso, as Sociedades Brasileira e Goiana de Pneumologia e Tisiologia (SBPT e SGPT) e a Liga Acadêmica do Pulmão da Faculdade de Medicina da UFG convidam para participar da caminhada “Largue o Cigarro Correndo”, no dia 05/08, como parte da programação do Congresso Brasileiro de Pneumologia 2018.

Ainda no mês de combate ao fumo, a SBPT vai levar informações sobre tabagismo no Bem Estar Global, promovido pela Rede Globo em Campo Grande (MS), no dia 24/08. A tenda dos pneumologistas poderá entrar ao vivo no programa Bem Estar durante o evento.

A SBPT aproveita para convocar as Sociedades Estaduais de Pneumologia a compartilharem suas ações regionais de combate ao fumo. Envie descrição e fotos (se houver) para a Diretoria de Comunicação da SBPT – Dra. Fernanda Miranda (diretoria.comunicacao@sbpt.org.br) e Ana Helena (ana@sintonia.com.br) para apoiarmos na divulgação da iniciativa.