Radar da Pneumologia

Campanha: saiba checar se seu médico possui título de especialista

agosto 9, 2018 • Por


Uma nova campanha com o aval de diversas associações e sociedades médicas do Brasil incentiva pacientes a checarem o título de médicos atuantes em especialidades. A ideia é que pacientes acessem o site do Conselho Federal de Medicina (CFM), digitem o nome e código de Conselho Regional de Medicina de seus médicos e confirmem se são, de fato, especialistas nas áreas que atendem. Ali, o site apresenta se o profissional possui RQE – Registro de Qualificação de Especialista.

 

Cada especialidade possui seu número RQE correspondente. Ou seja, apenas especialistas têm este número. É importante saber se o seu médico tem o número, e, ainda se é correspondente ao atendimento prestado, pois esta é a confirmação de que ele cursou 6 anos de Medicina e realizou programa de Residência Médica e/ou foi aprovado na Prova de Título de Especialista da sua respectiva área.

Qualquer cidadão pode conferir o título de especialista do seu médico. No site do Conselho Federal de Medicina (www.portal.cfm.org.br), acesse a área “Busca de Médicos”. É necessário informar o nome completo, CRM, estado e cidade. Além de mostrar o número do título de especialista, o site também pode mostrar dados como endereço e telefone do consultório.

O Brasil padeceu de casos recentes de óbito de pacientes que procuraram por médicos especialistas em determinadas áreas da medicina e foram enganados por “falsos médicos”. O caso da bancária Lilian Calixto, por exemplo, gerou enorme comoção. Ela faleceu após receber implantes do falso cirurgião plástico Dênis César Augusto, que era médico, mas não possuía certificação para realizar cirurgias plásticas. Para evitar este tipo de caso, o recurso do CRM beneficia médicos e pacientes.