SBPT na mídia

Morning Show da Jovem Pan debate sobre maconha com o Dr. Bartô

agosto 30, 2018 • Por

O pneumopediatra Dr. João Paulo Lotufo, conhecido como “Doutor Bartô”, participou do Jovem Pan Morning Show nesta quarta-feira (22). Ao lado da psicanalista Dra. Camila Magalhães Silveira, o médico que coordena o Projeto Anti Tabagismo do Hospital Universitário da USP e é membro da SBPT debateu um tema polêmico: a descriminalização da maconha.

Aspectos do uso recreativo, medicinal e os impactos na sociedade foram discutidos durante o programa. “Não é possível que eu, no meu consultório pediátrico, em que sou pneumologista, tenha seis casos de coma alcoólico aos 14 anos e seis casos de surto psicótico por uso de maconha, dos quais dois jovens estão esquizofrênicos”, indignou-se Dr. Bartô: “do ponto de vista de saúde, a nossa preocupação dentro da Sociedade de Pediatria é retardar a iniciação de uso das drogas, porque o cérebro se desenvolve até os 21 anos. Qualquer droga utilizada antes disso, a chance de problemas e de dependência é maior. ”.

Os especialistas apresentam a descriminalização como a melhor alternativa, tanto para o uso recreativo como terapêutico, tendo em vista que a população já tem acesso às drogas, mas desconhece sua origem e propriedades, e em que proporção determinados meios de consumo são benéficos ou nocivos. Por isso, Dr. Bartô acredita que a regulação do estado dificultaria o acesso e diminuiria o uso:  “Hoje em dia, comprar uma maconha está mais fácil do que comprar um antibiótico”. Entenda mais sobre este debate e assista a este debate no YouTube da Jovem Pan: https://youtu.be/uGheAgk8z3o?t=31m45s