SBPT na mídia

SBPT no Bem-Estar Global Campo Grande: exames, orientações e trocas de cigarro por ipês

agosto 30, 2018 • Por

A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia participou de mais um Bem-Estar Global, evento organizado pela TV Globo. Na edição campo-grandense do programa, a SBPT promoveu ações anti-tabagismo: os participantes puderam trocar seus maços de cigarro por mudas de ipês, fazer exames e receber orientações.

O Bem-Estar Global reuniu diferentes sociedades médicas no Parque das Nações Indígenas para realizar ações de saúde. No palco, o apresentador Fernando Rocha e a dupla sertaneja Humberto e Ronaldo entreteram o público. Durante a transmissão ao vivo, o repórter Alysson Marayuma visitou a “Tenda dos Pulmões”, uma das mais movimentadas do evento: “Campo Grande, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, é a quinta capital do país com o maior número de fumantes, por isso este alerta é importante”, afirmou o repórter, que mostrou como é feita uma espirometria ao lado do pneumologista Dr. Henrique Ferreira de Brito.

De fato, Campo Grande é a quinta capital brasileira com maior percentual de fumantes de acordo com o Ministério da Saúde. A capital sul mato-grossense também apresenta a maior prevalência de jovens que já experimentaram o cigarro. A temática ainda reforça ações do Dia Nacional do Combate ao Fumo, em 29 de agosto.

De acordo com o pneumologista Dr. Henrique Ferreira de Brito, a tenda dos pulmões foi um sucesso: “Atendemos cerca de 300 pessoas, todas realizando medidas de pico de fluxo, sendo que houve mais ou menos 150 monoximetrias realizadas.”. Estes exames também foram detalhados durante a transmissão do jornal MSTV 1ª Edição, que mostrou a diferença entre o peak flow (usado para medir o pico de fluxo respiratório) e o monoxímetro (que mede os níveis de monóxido de carbono no corpo, importante para tabagistas).

Veja o vídeo completo da edição campo-grandense do Bem-Estar Global: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/08/24/campo-grande-recebe-o-bem-estar-global-2018.ghtml