Radar da Pneumologia

Inovações no tratamento do câncer de pulmão foram debatidos no evento do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica

setembro 5, 2018 • Por

No dia 01 de setembro de 2018,  no auditório do Núcleo de Oncologia da Bahia (NOB) ocorreu mais um evento do Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica – GBOT. Moderado pelas doutoras Clarissa Mathias, Samira Mascarenhas e pelo Dr. Vladmir Lima.

O evento teve como enfoque as inovações no tratamento do cancer de pulmão com apresentações do Dr. Suresh S. Ramalingam, que é reconhecido internacionalmente como investigador na área de câncer de pulmão de células pequenas e não pequenas células. É membro ativo da Sociedade Americana de Oncologia Clínica, da Associação Americana para Pesquisa do Câncer e da Associação Internacional de Estudo do Câncer de Pulmão. Ele desempenha um papel ativo no Eastern Cooperative Oncology Group como Presidente do Comitê de Doenças Torácicas e como Vice-Presidente de Estudos Terapêuticos. E também da Dra. Natasha Leighl que é médica oncologista no Princess Margaret Hospital, em Toronto, Canadá, e professora associada no Departamento de Medicina da Universidade de Toronto.
O principal interesse da Dra. Leighl é desenvolver novos tratamentos no câncer de pulmão. Ela é membro do Comitê Executivo de Doenças do Pulmão e co-preside o Comitê de Análise Econômica do NCIC Clinical Trials Group.  Atualmente é  editora da Web do Journal of Thoracic Oncology, co-editor do The Oncologist and Current Oncology e membro do conselho editorial do Journal of Clinical Oncology. Ela é atualmente presidente da Lung Cancer Canada e foi recentemente premiada com o presidente da Fundação OSI Pharmaceuticals em Cancer New Drug Development na University Health Network, Universidade de Toronto.