Radar da Pneumologia

#WorldLungDay: 25 de Setembro é o Dia do Pulmão

setembro 5, 2018 • Por

No dia 25 de setembro do ano passado, O Fórum Internacional de Sociedades Respiratórias (FIRS) juntou-se à Organização Mundial da Saúde e a muitas outras organizações para celebrar o primeiro Dia Mundial do Pulmão em todo o mundo.

A data pretende concentrar as ações em divulgação das doenças crônicas que acometem o pulmão em um dia mundial, promover a defesa da saúde respiratória e a qualidade do ar globalmente.

A doença pulmonar obstrutiva crônica acomete cerca de 65 milhões de pessoas e cerca de 3 milhões morrem cada ano. Trata-se da terceira principal causa de morte em todo o mundo. Entre as doenças infecciosas mais comuns, a principal é a tuberculose, que leva a óbito 1,8 milhões de pessoas anualmente.

É importante que o engajamento pelo dia mundial do pulmão chegue a autoridades do mundo inteiro. Por isso, uma das iniciativas para apoiar o #WorldLungDay é falar sobre o assunto nas redes sociais, consultar estudos publicados em alusão a data e assinar a Carta da Saúde Pulmonar. Acesse a petição aqui.

Veja o material completo da FIRS sobre o World Lung Day: https://www.firsnet.org/2014-05-12-09-10-22/wld.