SBPT na mídia

Tenda dos Pulmões no Bem-estar Global em Fortaleza teve ações relacionadas a asma

setembro 18, 2018 • Por

Na última sexta-feira (14), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia esteve presente em mais uma edição do programa Bem-estar Global, desta vez, em Fortaleza – CE. O tema escolhido pela Sociedade Cearense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SCPCT) foi a asma. Segundo dados do Ministério da Saúde, esta é a quarta principal causa de internação hospitalar no Brasil. Estima-se que 10% da população seja acometida pela doença, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

A Tenda dos Pulmões auxiliou os moradores da capital cearense a diagnosticar a doença e, em casos necessários, encaminhou pacientes ao Hospital Dr Carlos Alberto Studant, antigo Hospital de Messejana, que hoje atende cerca de dois mil pacientes pelo Programa de Controle da Asma Grave e de Difícil Controle (Procam). Foram realizados 80 exames de espirometria (prova de função pulmonar). Juca Cajuzinho, mascote da Liga do Pulmão, esteve na tenda ajudando a entregar folhetos com mais informações sobre a asma e o tratamento correto da doença.

Este ano, o Journal of Asthma publicou um estudo que constata a atual situação do tratamento desta doença no Brasil: apenas 9% dos asmáticos estão com a doença controlada, e 32% não fazem o tratamento correto. Para mudar este quadro, o Procam disponibiliza medicação para controle da asma e oferece aos pacientes assistência médica em emergências, impactando positivamente os dados de saúde em todo o estado.