SBPT na mídia

Dr. Geraldo Lorenzi fala sobre novo tratamento para apneia do sono no programa Bem Estar

outubro 13, 2015 • Por

^B94272F4E31ADEAB36CECD5FD7A4C6BC786B5E0812CB48AD76^pimgpsh_fullsize_distr

No dia 6 de outubro, o pneumologista e membro da SBPT, Geraldo Lorenzi, participou do programa Bem Estar, da Rede Globo, para falar sobre um novo tratamento para apneia do sono.

Os novos “marca-passos” para musculatura da língua, destinados a combater a apneia do sono, se juntam a uma série de outros tratamentos que vêm sendo usados para solucionar o problema. A nova tecnologia pode se tornar uma opção para quem não consegue se adaptar a outros métodos.

O implante de um “marca-passo” sob a mandíbula funciona por meio de pequenos choques elétricos, impedindo a musculatura da língua e da faringe de relaxar e, consequentemente, obstruir a passagem de ar.

O procedimento cirúrgico para implante do “marca-passo” contra apneia já foi feito com sucesso uma vez no Brasil, pelo Hospital Samaritano, em São Paulo. Um paciente obteve autorização especial da Anvisa para receber o equipamento por uso compassivo, concedido nos casos em que o produto ainda não obteve registro na agência, mas já foi aprovado em outros países e se mostra promissor para o tratamento de determinada doença.

Atualmente, está em curso uma avaliação por parte da agência para concessão de registro para o eletroestimulador.

Fonte: G1